SISTEMA ODIN - ARTIGO ARTIGO: Software de segurança bancária pode comprometer o desempenho do seu micro.

ARTIGO: Software de segurança bancária pode comprometer o desempenho do seu micro.


01 de maio de 2016 10:16



A quantidade de crimes relacionados a operações bancárias via web tem crescido muito nos últimos anos. Visando reduzir estas ocorrências, os bancos tem implementado sistemas de segurança que precisam ser instalados nos micros dos usuários, se estes quiserem utilizar as facilidades do acesso via web.

A solução desenvolvida pela empresa GAS, utilizada pelo Banco do Brasil e outros, eventualmente pode comprometer o desempenho do seu micro, tornando-o lento e até mesmo afetando o funcionamento de outros softwares. Aqui na nossa empresa, por exemplo, o recebimento e envio de e-mails em um micro foi muito comprometido.

Para verificar se o seu micro está rodando este aplicativo, você pode verificar os programas instalados no Painel de Controle e procurar por “Warsaw”.  No gerenciador de tarefas, na aba “processos”, procure por “GAS Tecnologia – Core” e “G-Buster Browser Defense”. Também no Gerenciados de Tarefas, na aba “serviços”, procure por “GbpSv” e “WarSaw Technology”.

Se você encontrar qualquer uma das ocorrências acima, então o seu micro possui este sistema de segurança instalado.

Estes softwares em geral são difíceis de serem removidos e você provavelmente não conseguirá utilizar o banco sem eles. Mandar encerrar o processo, via Gerenciador de Tarefas, em geral não funciona, pois o software automaticamente se reativa.

Mas então, o que fazer?

Os problemas ocorrem de maneira aleatória e nem sempre são persistentes, então recomendamos deixar o software de acesso a banco restrito a uma ou poucas máquinas, de forma a deixar a maioria das máquinas com uma instalação “mais limpa”.

Se um micro estiver constantemente lento, então talvez seja hora de remover este aplicativo (existem instruções na web para fazer isto conforme a versão do seu Windows) ou de formatar a máquina. Contudo, na primeira vez que você acessar o banco a instalação do “módulo de segurança” irá reinstalá-lo.

Muitas vezes os problemas de desempenho, em uma máquina que sempre foi “normal”, ocorrem após a atualização do Java, que também é obrigatória.

Felizmente parece que os problemas estão se reduzindo aos poucos, com a evolução dos sistemas de segurança.

Um detalhe que precisa ser observado: quando problema de desempenho ocorre, com grande consumo de memória e intenso acesso a disco, ele afeta TODOS os softwares e não apenas um. Desta forma, editores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas corporativos, acesso a rede, etc. serão afetados. Se somente UM sistema estiver lento, então provavelmente o problema será outro.

Sistemas anti-vírus também podem ser uma causa de lentidão, por isto, a procura do problema raiz nem sempre é trivial.

 

Sistema Odin - artigo




Solicite uma cotação

Informe seus dados e nossa equipe entrará em contato em breve para uma apresentação personalizada sobre o sistema de acordo com suas necessidades.

Skype: SistemaOdin

Você também pode entrar em contato via e-mail:

comercial@odin.com.br
Análise e Informações sobre o Sistema Odin

suporte@odin.com.br
Suporte (somente para clientes)

Seu nome:
Nome da sua empresa:
Seu e-mail:
Seu telefone:
Assunto:
Observações adicionais: