Fundada em 2001, a West Digital Dynamics é uma empresa de tecnologia que desenvolve e comercializa sistemas integrados de gestão empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning) para diversos setores e ramos de atividade. O principal produto da West é o Sistema Odin®, um ERP desenvolvido em Delphi e Oracle que atende processos corporativos de forma abrangente e profunda: extremamente estável, totalmente gráfico, multi-empresa e multitarefa, em constante atualização tecnológica.


A West trabalha em conjunto com a Cron Tecnologia e Informática, fundada em 1995, que tem como atividade principal a prestação de serviços associados ao desenvolvimento e manutenção do Sistema Odin®. A West possui uma equipe qualificada formada por profissionais que atuaram em projetos em grandes empresas e multinacionais, em áreas que vão da gestão geral, passando por comércio internacional, até processos produtivos e da área de qualidade. Uma das principais características de nossa empresa e de nossas soluções é a flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes cenários e condições.
Por exemplo, o Sistema Odin® pode utilizar tanto a versão comercial do Oracle, quanto a versão XE, que não possui custo de aquisição, e também ser configurado para níveis diferentes de abrangência e controle das atividades corporativas. Desta forma, o Sistema Odin® torna-se bastante flexível em relação ao tipo de empresa em que pode ser utilizado. Nosso sistema está preparado técnica e comercialmente para se ajustar ao orçamento e ao crescimento das necessidades de nossos clientes.

O Sistema Odin® pode ser customizado para atender necessidades novas ou específicas de diferentes ramos e processos, o que gera um efeito de aumento de abrangência nas soluções e compartilhamento de benefícios entre seus usuários. Com mais de 20 anos de mercado, a Cron e a West possuem a solidez e o conhecimento necessários para oferecer produtos de excelente qualidade.

 

NOSSA HISTÓRIA

West | A experiência de duas décadas…
Em julho de 1994, Luiz Oliveira e Eduardo Rambo, dois estudantes de Ciências da Computação da UFRGS, começaram a trabalhar em conjunto, no que viria a ser a Cron Informática, com desenvolvimento de sistemas corporativos e implantação de soluções de servidores de rede e de banco de dados.

Os primeiros sistemas foram desenvolvidos em Clipper, uma linguagem comercial de grande popularidade desenvolvida pela Nantucket, e utilizavam Paradox, um banco de dados baseado em arquivos, também muito popular. Os sistemas rodavam em ambiente DOS (ambiente não gráfico), eram voltados para pequenas empresas de comércio e serviços e foram batizados com nomes de letras gregas, como Alfa, Beta, etc.

Em 11 de outubro de 1994 firmamos o nosso primeiro contrato com um grupo de empresas de representação, fabricação e comércio de direções hidráulicas. Este grupo de empresas permanece como cliente até hoje, sob contrato principal com a D.H.L. Direções Hidráulicas.

Em 28 de agosto de 1995 a empresa foi constituída sob o nome de Cron Tecnologia e Informática Ltda. e os sistemas de gestão comercial foram unificados sob o nome de Sistema Delta.

Em outubro de 1995 firmamos nosso primeiro contrato na área médica, para o desenvolvimento de um sistema de gestão de clínicas de medicina nuclear. Este sistema se tornaria operacional em março de 1996, na Nuclimagem de Porto Alegre, sob o nome de Sistema Gama.

 

…e a jovialidade criativa das start-ups.

Também em março de 1996 começou a ser desenvolvido o Sistema VDS (Vestibular Digital Simulado) que permitia ao usuário fazer a simulação completa dos vestibulares de 1996 das quatro principais universidades da região (UFRGS, PUC, Ulbra e Unisinos). Foram vendidas inicialmente 500 cópias, mas novos pedidos e desenvolvimentos fizeram que o VDS chegasse a mais de 2000 cópias vendidas. O VDS foi único sistema desenvolvido pela Cron utilizando a versão gráfica do Clipper.

Nesta mesma época uma nova versão do sistema de gestão, em substituição ao Sistema Delta, foi lançada sob o nome definitivo de AutCom (Automação Comercial). Em meados de 2014 o AutCom, nosso último sistema em ambiente DOS, permanecia em operação como ferramenta auxiliar em ao menos um ex-cliente, quase 20 anos depois de seu desenvolvimento inicial.
Em maio de 1996 firmamos contrato com a segunda clínica de medicina nuclear. Nesta época a empresa contava com dezenas de clientes, sendo oito com contrato de manutenção de sistema (clientes fixos).

Com o lançamento do Windows 95, começou a surgir no mercado a demanda por sistemas gráficos, então no segundo semestre de 1996 compramos o Visual Objects 1.0 (V.O. 1.0), da Computer Associates, que era apresentado como a evolução do Clipper para ambiente Windows. A ferramenta mostrou-se insuficiente para os objetivos e nenhum sistema chegou a ser migrado para ambiente gráfico com o V.O.

Em março de 1997, após testes em diversas linguagens disponíveis, adquirimos o compilador Delphi 2.0. Comprovada na prática a adequação do Delphi e necessitando de mais recursos para banco de dados, compramos o Delphi 3.0 Client/Server em junho de 1997.
Também em junho de 1997 começou o projeto de desenvolvimento do Sistema Odin®, contratado pela Metalúrgica Becker, e a migração do Sistema Gama para Delphi.
Em outubro de 1997 foi lançado o Sistema Gama III para ambiente Windows e em janeiro de 1998 a primeira versão do Sistema Odin® para ambiente client/server foi disponibilizada, já utilizando Oracle como banco de dados.

Em novembro de 1998 a Cron assinou contrato com a Companhia Carris Porto-Alegrense para treinamento de sua equipe de programadores para utilização da linguagem Delphi e do banco de dados Oracle. Também foi assinado um contrato de desenvolvimento de um sistema Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE) para a Ikro Componentes Automotivos.

Em julho de 2001 começou a ser preparada a fundação da West Digital Dynamics para a comercialização do Sistema Odin®. Em setembro do mesmo ano a empresa foi constituída e nesta ocasião passou a fazer parte da sociedade José Ribeiro, que entrara para a Cron em agosto de 2000. José Ribeiro é o atual gerente de desenvolvimento da West.

Com a constituição da nova empresa, a Cron ficou responsável pela prestação de serviços e a West pela comercialização de sistemas.

 

Em 2003, a Cron obteve o registro junto ao INPI da marca Sistema Odin®.

Em junho de 2005 uma multinacional alemã passou a utilizar o Sistema Odin® para a gestão completa de suas atividades.

Em junho de 2006 Eduardo Rambo deixou de fazer parte da West, mas manteve-se na Cron e passou a prestar assessoria técnica em banco de dados Oracle e em processos. Também neste ano a West assinou contrato com uma indústria química multinacional indiana para a utilização de nosso sistema.

Jenifer Iost, em setembro de 2007, começou a trabalhar na West. Mais tarde ela se tornaria sócia e atualmente é gerente de Implantação e de Suporte.

Em abril de 2009 começou o projeto de incorporação do Sistema Gama III ao Sistema Odin®. Com a incorporação, o Sistema Odin® passaria a ter um módulo Clínicas e as clínicas passariam a contar com os avanços tecnológicos implementados. Este processo foi concluído em meados de 2010.

A TEMÁTICA

A West escolheu como temática principal de sua marca o Viking, iconografia marcante que imprime energia, liderança, solidez e empreendedorismo. Com o nascimento do Sistema Odin, inspirado no astuto Deus-Rei da Magia e da Sabedoria – cujos poderes captavam informações dos quatro cantos de seu reino -, a empresa gaúcha passou a adotar os elementos nórdicos para traduzir seus valores e trazer a inspiração criativa necessária para Inovar.

Em setembro de 2011, Roberto Brum, que já havia trabalhado na West por ocasião de sua fundação, retornou a equipe e foi admitido como sócio da West, onde passou a atuar na área de análise e programação. Também neste mês o Sistema Odin passou a contar com uma expansão de seus recursos multilíngue e assinamos contrato com uma indústria multinacional eletrônica sul-coreana.
Com um crescimento vigoroso, a West fechou 2011 com 34,5% de crescimento no faturamento e 2012 com 26,3%.
Em março de 2013 a West firmou seu primeiro contrato com uma empresa do estado do Paraná. Em abril começou o projeto de remodelamento da identidade visual da empresa. O ano se encerrou com 25,4% de crescimento.
Em março de 2014, Frederico Canova foi admitido como sócio da West para atuar na área de análise e programação.
Com a constante evolução tecnológica que acompanha a área de desenvolvimento de sistemas, em junho de 2014 começaram os estudos e preparativos para a migração do Sistema Odin® para Delphi XE6 e para a disponibilização de novos módulos e recursos a serem utilizados tanto em desktops quanto em celulares (tecnologia mobile).

 

O FUTURO

Atualmente a West atende diversos clientes nos mais variados ramos, tais como clínicas de medicina nuclear, gastroenterologia, câmara hiperbárica e outras clínicas com processamento de imagens; indústrias das áreas eletrônica, química, indústrias do plástico e da borracha, metalúrgica, de coleta de resíduos e reciclagem etc; distribuidoras, empresas alimentícias e cadeias de restaurantes – na gestão completa de retaguarda; concreteiras – incluindo gestão de frota; empresas de consignação de materiais hospitalares, prestadores de serviços, gestão de condomínios e comércio variado.

Sempre focada em empreender e atenta às tendências tecnológicas, a West está pronta para traduzir ao Mercado as melhores práticas de Gestão que a Tecnologia de ponta pode proporcionar. Na Visão dos Gestores e da Equipe, sua Missão sempre foi a mesma: o trabalho da West é facilitar o Seu.

Navegue conosco