Tecnologia: Software de segurança bancária pode comprometer o desempenho do seu micro

A quantidade de crimes relacionados a operações bancárias via web tem crescido muito nos últimos anos. Visando reduzir estas ocorrências, os bancos tem implementado pesados sistemas de segurança – que precisam ser instalados nos micros dos usuários -, se estes quiserem utilizar as facilidades do acesso via web.

A solução desenvolvida pela empresa GAS, utilizada pelo Banco do Brasil e outros, eventualmente pode comprometer o desempenho do seu micro, tornando-o lento e até mesmo afetando o funcionamento de outros softwares. Aqui na nossa empresa, por exemplo, o recebimento e envio de e-mails em um micro foi muito comprometido.

Saiba como identificar o programa no seu computador

Para verificar se o seu micro está rodando este aplicativo, você pode verificar os programas instalados no Painel de Controle e procurar por “Warsaw”.  No gerenciador de tarefas, na aba “processos”, procure por “GAS Tecnologia – Core” e “G-Buster Browser Defense”. Também no Gerenciador de Tarefas, na aba “serviços”, procure por “GbpSv” e “WarSaw Technology”.

Se você encontrar qualquer uma das ocorrências acima, então o seu micro possui este sistema de segurança instalado.

Estes softwares em geral são difíceis de serem removidos e você provavelmente não conseguirá utilizar o banco sem eles. Mandar encerrar o processo, via Gerenciador de Tarefas, em geral não funciona, pois o software automaticamente se reativa.

Mas então, o que fazer?

Os problemas ocorrem de maneira aleatória e nem sempre são persistentes, então recomendamos deixar o software de acesso a banco restrito a uma ou poucas máquinas, de forma a deixar a maioria das máquinas com uma instalação “mais limpa”.

Se um micro estiver constantemente lento, então talvez seja hora de remover este aplicativo (existem instruções na web para fazer isto conforme a versão do seu Windows) ou de formatar a máquina. Contudo, na primeira vez que você acessar o banco a instalação do “módulo de segurança” irá reinstalá-lo.

Muitas vezes os problemas de desempenho, em uma máquina que sempre foi “normal”, ocorrem após a atualização do Java, que também é obrigatória.

Felizmente, parece que os problemas estão se reduzindo aos poucos, com a evolução dos sistemas de segurança.

Um detalhe que precisa ser observado: quando problema de desempenho ocorre, com grande consumo de memória e intenso acesso a disco, ele afeta TODOS os softwares e não apenas um. Desta forma, editores de texto, planilhas eletrônicas, sistemas corporativos, acesso a rede e afins serão afetados. Se somente UM sistema estiver lento, então provavelmente o problema será outro.

Sistemas anti-vírus também podem ser uma causa de lentidão; por isto, a procura do problema raiz nem sempre é trivial.

Tecnologia: Software de segurança bancária pode comprometer o desempenho do seu micro
Tags:                                                 

West Team

Perfil oficial de publicações e postagens da West Digital Dynamics, para artigos e notícias do site Odin.com.br.